sexta-feira, 16 de julho de 2010

Crítica Literária


Crítica sempre é um assunto delicado.

Por onde quer que olhemos sempre vemos pessoas prontas para dar sua opinião sobre determinado assunto. Vemos em revistas, jornais, televisão e, claro, na internet.

Porém, antes de se falar nas críticas em si, o que é uma crítica?

Pela Wikipédia vemos:

“Em jornalismo, crítica é uma função de comentário sobre determinado tema, geralmente da esfera artística ou cultural, com o propósito de informar o leitor sob uma perspectiva não só descritiva, mas também de avaliação.”

E ainda:

“Crítica Literária:
Um dos primeiros tipos de crítica a surgir na imprensa foi a crítica literária, dedicada a analisar livros, romances, poemas e outras obras de Literatura. No século XIX, escritores como Victor Hugo, Émile Zola e Machado de Assis faziam crítica literária ao mesmo tempo em que publicavam seus próprios trabalhos.
Diferente do que acontece em outras áreas, vários autores consagrados exerceram (e até hoje exercem) crítica literária, comentando trabalhos de colegas e, por vezes, passando de vidraça a atiradores de pedras. Este tipo de inversão de papéis, entretanto, é menos comum nas outras críticas (como cineastas fazendo crítica de cinema, por exemplo).”



Vemos assim que crtica é um conceito de avaliação de determinada obra, onde é analisado, em obras literárias, o enredo, as técnicas de escrita, o efeito que tem sobre os leitores e esse tipo de coisa.

Porém, caminhando pela internet, podemos encontrar pessoas que se vem no direito de “critica´r”, no sentido negativo da palavra, as obras de autores iniciantes.
Como já disse no outro post. Um dos sites, que acompanho a mais tempo trata-se do ONE. Lá podemos encontrar autores iniciantes em busca de quem leia seus textos. Assim como podemos encontrar autores que já começaram sua caminhada na arte da escrita. Mas mesmo assim, aparecem pessoas (não só no ONE, mas em inúmeros sites do mesmo assunto) que se acham no direito de censurar, ofender e inclusive desistimular quem escreve.

Quando isso acontece, o resultado é um iniciante frustado que deixa de escrever por causa da péssima critica de alguém.


Ok, então como deve ser uma critica adequada?

Primeiro deve-se analisar o texto. Não somente o resultado, mas a vontade de expressão de quem o escreveu.
Se for ruim, aponte os lados ruins do texto, mas de uma maneira coerente e simpática. Se puder sugerir como melhorar, melhor ainda.
Se for boa, diga do que gostou. Um dos problemas na internet é que as pessoas se limitam a dizer “bom”, “legal” e variantes. Não faça isso! Diga por que gostou, mostre interesse se for falar algo. E, assim como na critica negativa, se puder sugerir como melhorar, sugira!
Com educação e jeito, tudo acontece de uma maneira agradável, e muitas vezes belas amizades se formarão a partir dai.

(Outra coisa: Nunca diga que o texto está bom por que é de um amigo seu. Imparcialidade. Essa é a palavra)

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "De médico, crito e louco todo mundo tem um pouco!" Vamos ter, também, que adiantar para o pessoal que deixa seu texto, ilustração, video, etc. para ser visto,que tem que saber relevar certos comentários. Como os que são muito negativos, ou até mesmo aqueles que são muito bons! Pois, se ficar sempre se achando por que sua avó diz para todos que você é fodalhão, você vai regredir ao invés de progredir. Antes de tudo o pessoal tem que ter bom senso

    ResponderExcluir
  3. adorei o ultimo recado
    imparcialidade sempre =D

    ResponderExcluir
  4. Sempre e sempre Samila!
    -
    E isso ai é vero viny, tem q saber ter bom-senso pra avaliar os comentários em relação à obra. Saber quando um exageradamente positivo ou exageradamente negativo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Andrey. Encontrei olink para o seu blog no ONE e achei muito legal. Seu texto é fluido, bom de ler. Usa palavras simples e dá o recado que precisa, sem "encher linguiça".
    Quanto à questão da imparcialidade, é sempre complicado. Legal mesmo é quando a parceria é tão sólida que as críticas são bem feitas e bem aceitas.
    Parabéns pelo texto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Valeu pela visita Fernanda, que bom que gostou. Fico feliz q a idéia central ficou bem explicita.
    -
    Abraços
    =]

    ResponderExcluir